PARA CRESCER OS HORMÔNIOS DA TIREÓIDE DEVEM ESTAR EM ORDEM

OBESIDADE DESCONTROLADA

22 de março de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: HIPOTIREOIDISMO SUBCLINICO, E TIREÓIDE COM APARENTE VALORES DE NORMALIDADE, INVESTIGA - SE A AUTO-IMUNIDADE DA TIREÓIDE, ISTO PORQUE, PODE ESTAR ASSOCIADO COM UM RISCO AUMENTADO DE ABORTO ESPONTÂNEO EM MULHERES NORMAIS OU HIPOTIREOIDISMO SUBCLINICO.

Segundo a investigação epidemiológica, 31% das gestações terminam em aborto. Como a gonadotrofina coriónica humana (hCG) foi aplicado para a detecção precoce da gestação, cerca de um terço dos abortos poderiam ser descobertos a tempo.  A prevalência de dois abortos consecutivos é de cerca de 2-4%, enquanto a prevalência de três abortos consecutivos é menor que 1%.  Muitos fatores, têm sido associados com o aborto, como defeitos hereditários, deformidades de desenvolvimento, a infecção periparto, a exposição ambiental (fumo, por abuso álcool e intoxicação) e algumas doenças endócrinas (diabetes mellitus, doenças da tireóide e hiperprolactinemia(aumento do hormônio da lactação precocemente).
Aborto espontâneo recorrente tem sido associado com várias doenças auto-imunes, especialmente lúpus eritematoso sistêmico  e síndrome do antifosfolípido [(a síndrome antifosfolípido (ou síndrome do anti-corpo antifosfolípido) é uma desordem de coagulação, que produz tromboses tanto nas artérias como nas veias. Também produz doenças relacionadas com a gravidez, como o aborto, parto prematuro, ou pré-eclâmpsia grave)].  O fato de hipotireoidismo afetar negativamente o resultado da gravidez tem sido confirmado. No entanto, o efeito do hipotireoidismo subclínico na gestação, particularmente em mulheres com positividade para anticorpos  tiroide normal ainda é controversa. Em 1990, Stagnaro-Verde  inicialmente relatou que as mulheres normais  ou hipotireoidismo subclínico com anticorpos antitireoidianos positivos  são mais suscetíveis ao aborto.
Desde então, inúmeros estudos sobre a associação entre auto-imunidade da tireóide  e aborto foram emitidas. Em uma recente avaliação científica, a presença de auto-imunidade da tireóide foi associado com um risco aumentado de aborto espontâneo em mulheres subférteis, conseguir uma gravidez através de um  procedimento por fecundação in vitro. Considerando a complexidade desta  concepção e metodologia dos estudos e os resultados de alguns estudos conflitantes, realizamos uma nova análise para fornecer evidências convincentes mais para a prática clínica. O fato é que, quando aparece na tireoide ou em outros exames resultados auto-imunes, caso não seja compensada a tireoide, ocorrera provavelmente um aborto espontâneo na maioria dos casos, e este procedimento de avaliação deve ser uma norma para o médico que efetua o pré-natal, para poder enviar ao Endocrinologista, que irá auxilia-lo no sentido de  ambos acompanharem o pré – natal, e evitar riscos de um problema complexo para a paciente, independente das frustrações, que se não tomarmos atitudes irão ocorrer com a paciente, muitas vezes com desfecho lamentável.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia – Neuroendocrinologia
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologia – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.Existe risco aumentado de aborto espontâneo em mulheres normais ou com hipotireoidismo subclinico?
http://hipotireoidismosubclinico.blogspot.com

2.Existe possibilidade de aborto espontâneo em caso de tireoide aparentemente normal, mas com exames auto imunes positivos ?
http://tireoidecontrolada.blogspot.com/

3.Hipotireoidismo subclinico, quais as consequências não se tratando?
http://endocrinologiaclinica.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOBRAFICA
. 

Referências bibliográficas:
Departamento de Endocrinologia do Hospital Huashan, da Universidade Fudan, de Xangai, na China PR; Prof Renming Hu, Huashan hospital, Fudan University, Médio Wulumuqi Road, Shanghai, China.
Esta matéria tem por objetivo ético, orientar pacientes a procurar seus médicos para ação preventiva. Figuras meramente ilustrativa sem significado cientifico.

Contato:
Fones: 55 (11) 5572-4848 /(11)2371-3337 
Rua Estela, 515 - Bloco D - 12º andar - Conj 121
Paraíso - São Paulo - SP - Cep 04011-002.              
email: vanderhaagenbrasil@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz